A importância da auditoria de TI para a sua empresa

A importância da auditoria de TI para a sua empresa

Como uma auditoria de TI faz diferença na maneira como você conduz o seu negócio

A área de Tecnologia da Informação conquistou seu espaço nas empresas: deixou de ser apenas um setor como todos os outros e passou a ser vista como parte fundamental de todo o processo corporativo. Esse movimento fez com que fosse necessário torná-la mais confiável e segura, com resultados mensuráveis e orientada aos objetivos do negócio da empresa. Assim surgiu a auditoria de TI.

Sabe-se que tanto a auditoria de TI quanto a de outras áreas, interna ou externa, são cruciais para o bom funcionamento de todo negócio. Mas você já pensou em quando ela surgiu aqui no Brasil? Ou por que ela surgiu?

O conceito de auditoria começou a ser utilizado com o aumento do uso de computadores e, consequentemente, dos dados que as empresas produziam, sendo necessária a criação da Auditoria de Processo de Dados Eletrônicos (EDP).

Dentre as funções de uma auditoria, as principais consistem em avaliar os sistemas que a empresa adota a fim de proteger as informações da organização, preservar seus ativos e distribuir os dados, apontando eventuais desvios e vulnerabilidades. Oferecer alternativas de soluções para esses diversos problemas também é parte do processo.

 

Auditoria no Brasil

No país, há relatos mais significativos a partir da Segunda Guerra Mundial, que foi quando o país começou a receber empresas multinacionais, muitas das quais já contavam com a área de auditoria e com o crescimento do mercado de trabalho.

Houve uma necessidade das empresas para se ter um maior controle sobre suas informações e para preservar a segurança de dados, o que levou à instauração da área de auditoria e à exigência de que tudo fosse conferido por esses profissionais.

Há duas formas de praticar a auditoria: interna e externamente. Ambas as formas dependem das necessidades da sua empresa, sendo levado em conta desde o tamanho da corporação até onde ela quer atingir. Empresas grandes, normalmente, precisam das duas para passar maior credibilidade aos seus clientes, associados e acionistas.

1. Auditoria interna: é realizada por um departamento interno, responsável pela verificação e avaliação dos sistemas e procedimentos internos da empresa. Um de seus objetivos é de garantir o cumprimento de normas e políticas, reduzindo a probabilidade de ocorrência de fraudes, erros e práticas ineficientes ou ineficazes.

2. Auditoria externa: é realizada por uma empresa externa e independente da organização que será fiscalizada, sem vínculo algum com ela. O objetivo é emitir resultados das análises sobre a gestão de recursos da empresa, sobre sua situação financeira e sobre a legalidade e a regularidade de suas operações.

A auditoria de TI tem o intuito de buscar transparência na área diante da organização e mostrar que os processos da empresa estão de acordo com as leis e que não há fraudes neles. Ela existe, sobretudo, para que você tenha controle do que acontece dentro da sua empresa, deixando sempre “tudo em ordem”. Certificando que os recursos da TI e os objetivos do negócio sejam alcançados em conformidade com as leis e regras que o regulamenta, a auditoria de TI é um processo adequadamente protegido para prover informação confiável no momento certo e às pessoas certas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.